sexta-feira, 16 de outubro de 2015

" Esqueci de tomar o anticoncepcional. O que eu faço agora?

A pílula anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base a utilização de uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide.
Você  sabe o que fazer quando esqueceu de tomar o anticoncepcional? Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.
pilula2

Esqueci da 1ª semana:

Tome o contraceptivo esquecido e os demais até ao fim da cartela, normalmente. Recomenda-se o uso de camisinha ou outro tipo de prevenção nos próximos 7 dias, pois existe o risco de gravidez.

Esqueci da 2ª semana:

O  risco de gravidez é inexistente, mas a pílula anticoncepcional esquecida deve ser tomada o quanto antes possível e seguir com o tratamento até ao fim da cartela.

Esqueci da 3ª semana:

Nesta semana você tem duas opções: Na primeira opção, você deve tomar a pílula esquecida e iniciar uma nova cartela sem fazer o intervalo  de 7 dias. Na segunda opção, você deve parar de tomar a pílula a partir da esquecida e fazer um intervalo de até 7 dias (ou 4 dependendo do tipo, veja imagem) e iniciar nova cartela.
Se você é completamente esquecida e isso vem acontecendo com muita frequência, baixe o aplicativo “Hora da Pílula” para o seu Smartphone e acabe de vez com esse problema.
hora da pilula
Lembre-se de que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz (leia aqui sobre a segurança dos anticoncepcionais). Esses procedimentos para quando ocorre o esquecimento servem para minimizar os riscos e, mesmo que seguidos corretamente, ainda há possibilidade de ocorrer a gravidez.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?