quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Fotossíntese

Olá pessoal. Um pouco de Botânica faz bem. Com certeza você já ouviu falar em fotossíntese, né? Vamos saber o que é isso?

A fotossíntese é um processo bioquímico composto por diversas etapas e dezenas de reações químicas, em que moléculas de água e de gás carbônico originam moléculas orgânicas, tendo a luz como fonte de energia. Os produtos primários da fotossíntese são moléculas de glicídios, principalmente sacarose e amido, que posteriormente podem ser convertidas nos diversos tipos de substâncias de que a planta necessita.


Fatores que afetam a fotossíntese:

A fotossíntese pode ser afetada por diversos fatores, entre os quais se destacam: a temperatura, a concentração de CO2 na atmosfera e a intensidade e o comprimento de onda da luz. Plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e de concentração de gás carbônico atmosférico aumentam a taxa de fotossíntese à medida que aumenta a temperatura ambiental, até cerca de 35 graus célsius. A partir desse limite, o aumento de temperatura causa drástica redução não apenas da fotossíntese, mas também da maioria das reações vitais. Isso porque as enzimas celulares sofrem desnaturação em temperaturas elevadas.









Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?