segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Como anda o ouvido de seu cão?

A otite é uma inflamação que atinge o conduto auditivo, sendo causada por um ou mais motivos. Quando se descobre a causa da otite, o tratamento para dor de ouvido torna-se mais eficiente. Entre os principais desencadeadores do problema está a falta de higienização adequada. A otite é caracterizada pelo acúmulo de cera, sujeira e secreções amareladas ou marrons.

Outras causas da dor de ouvido em cães são as alergias, os ácaros, os distúrbios glandulares e as doenças autoimunes ou virais. O cão também pode ter uma predisposição ao problema, além de que situações corriqueiras podem desencadeá-lo, como vento em demasia nas orelhas ou a água que entra no ouvido durante o banho.

A evolução da inflamação para o ouvido médio, bem como bactérias e leveduras atrapalham o tratamento. Por isso, apenas um veterinário vai saber indicar o mais adequado remédio para dor de ouvido de cachorro.

Como tratar dor de ouvido do seu cão

Quando se usam cremes e pomadas no tratamento para dor de ouvido, significa que o problema não é muito grave – no entanto, quando a indicação inclui o uso de comprimidos que devem ser administrados via oral, o caso já está um pouco mais avançado. O veterinário pode prescrever também um ceruminolítico, para ser aplicado duas vezes ao dia, e que vai reduzir a sujeira e a secreção.

No entanto, quando a dor de ouvido em cães é mais grave, é provável que o veterinário indique uma lavagem otológica para eliminar as bactérias responsáveis pela inflamação. Já os casos crônicos exigem a intervenção cirúrgica, pois o tímpano está comprometido. Sem a cirurgia, corre-se o risco do animal ficar surdo.



Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?