terça-feira, 22 de dezembro de 2015

POLUIÇÃO NA ÁGUA e POLUIÇÃO TÉRMICA






EUTROFIZAÇÃO

A poluição da água é um dos fatores que prejudicam a relação entre os organismos e o meio ambiente, causando o desequilíbrio ecológico. Entre as diversas formas de contaminação da água na natureza, há a eutrofização.

Esse fenômeno ocorre quando grandes quantidades de nutrientes minerais e orgânicos estão depositadas na água resultando em uma acelerada multiplicação de algas, impedindo, dessa forma, que a luz consiga penetrar até os vegetais e algas que estão no fundo.

Outra consequência é o esgotamento de nutrientes e a morte dessas algas e a proliferação de bactérias aeróbicas que consomem o oxigênio levando peixes, crustáceos, bactérias entre outros organismos à morte. Para a decomposição desses organismos, ocorre a proliferação de bactérias anaeróbicas liberando gases tóxicos e de odor desagradável já que as substâncias presentes são o metano e o ácido sulfídrico.

Geralmente, a causa é o esgoto sanitário lançado nos rios, mas também ocorre por resíduos industriais, entre outros causando desequilíbrio ao meio ambiente e, consequentemente, para as pessoas que necessitam no uso desses locais e estão sujeitas à disseminação de doenças causadas por bactérias, vírus e protozoários.
MARÉS
As chamadas marés vermelhas ocorrem pelo excesso de nutrientes nos oceanos causados por acidentes com navios cargueiros, como por exemplo, fertilizantes e dejetos ou outros insumos podendo resultar na proliferação de algumas espécies de algas, como é o caso das algas dinoflageladas, que possuem pigmento vermelho que dá essa cor à água.
Maré vermelha em praia do RJ (Foto: Extra/Globo)Maré vermelha em praia do RJ (Foto: Extra/Globo)
cor da água pode variar dependendo do pigmento que a alga em multiplicação acelerada possui. O excesso de certas algas pode levar a produção de toxinas que agem no sistema nervoso central comprometendo a vida de vários animais marinhos e consequentemente o ciclo da cadeia alimentar.

Já a maré negra, se dá pelo derramamento de petróleo nas águas. Esse tipo de acidente resulta na morte de alguns animais marinhos, uma vez que o óleo impede a entrada de luz para esses organismos que realizam fotossíntese, causando menor produção de oxigênio.

Peixes e crustáceos também são prejudicados, pois suas brânquias ficam recobertas por petróleo, impedindo-os de respirar. Outros animais, como as aves, apresentam dificuldades em voar e sua capacidade de regular a temperatura, provocando, geralmente, a morte por superaquecimento.
Mancha provocada por vazamento de óleo no oceano (Foto: G1)Mancha provocada por vazamento de óleo no oceano (Foto: G1)


Os animais podem sofrer modificações a longo prazo pela presença do petróleo, pois algumas substâncias provocam mutações e maior probabilidade de câncer. O petróleo provoca sérios problemas na área dos manguezais, pois é o local de reprodução de muitas espécies.
POLUIÇÃO TÉRMICA


A causa desse tipo de poluição é a presença de indústrias, usinas elétricas, refinarias, entre outras que são instaladas próximas às margens de rios, e dessa forma, a água proveniente desses rios é usada para resfriar as caldeiras e é devolvida aquecida para o ambiente.

A consequência dessa poluição térmica é a quantidade menor de oxigênio dissolvido, acarretando a morte de alguns animais por asfixia. Além disso, algumas espécies marinhas são termossensíveis, podendo dessa forma desaparecer, fato que causaria sérios impactos na cadeia trófica. Outra consequência é o impacto na reprodução de certos organismos, já que o período de reprodução e o ambiente em que isso ocorre podem ficar alterados e talvez nem acontecer, caso ocorra fecundação externa.

Outras substâncias não degradáveis usadas na agricultura e na indústria são descartadas no meio ambiente. Esse material, muitas vezes, possui metais pesados, como mercúrio, chumbo e cádmio, além do DDT (inseticida) que ficam acumulados nos seres vivos.

O DDT era muito usado na agricultura, hoje, esse material foi proibido por graves problemas que pode causar à saúde e ao meio ambiente. A contaminação por esse material nos solos e rios causava o fenômeno da magnificação trófica, que ocorre pela acumulação dessa substância nos organismos e passados para outros níveis tróficos da cadeia alimentar.


Os metais pesados, geralmente resultantes das indústrias, também geram sérias consequências para o meio ambiente, podendo resultar em mutações, deficiências e até mesmo a morte dos animais marinhos nos diversos níveis tróficos. Para os seres humanos também há consequências, como problemas físicos, psicológicos, câncer e morte.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?