terça-feira, 5 de janeiro de 2016

É verdade que semente de mamão serve como um vermífugo?

“Gostaria de saber se é verdade que semente de mamão serve como um vermífugo, e gostaria de saber também quantas sementes tenho que comer para que faça efeito.”
o mamão (Carica papaya) apresenta uma quantidade boa de vitaminas como A, C e as do complexo B, além de cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e potássio. Com o benefício de ter um valor calórico relativamente baixo, em média 50 calorias em 100 gramas do alimento.

O mamão pode ter suas diferentes partes aproveitadas de diversas formas, só para você ter uma idéia, dele pode-se utilizar as flores, sementes, raízes, folhas e até o látex que a planta produz.
Vamos agora nos atentar as sementes. Elas são sim um bom vermífugo, pois são ricas em papaína, uma enzima capaz de preservar nosso corpo da presença de parasitas. Sua atuação fortalece o trato gastrointestinal e torna um ambiente pouco propício a vermes e bactérias. Outra substância importante é a carpaína, outra enzima, que auxilia na digestão de alimentos pesados e que pode matar vermes e amebas. As sementes do mamão contêm propriedade de desintoxicar e podem nos beneficiar na limpeza do nosso fígado.
Agora, quanto à quantidade, podem ser consumidas 10 ou 15 sementes frescas, apenas passadas em água corrente, sendo mastigadas mesmo. Porém ser consumidas também secas e moídas, em molhos, saladas, ou ainda, batidas no liquidificador com outras frutas.
Vale lembrar que as sementes não substituem tratamentos medicamentosos, portanto sempre é importante consultar um médico e verificar se há necessidade de algum uso de medicamento.
Mas fica a dica: Podemos aproveitar muitos os alimentos e diminuir o desperdício em nosso meio!

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?