domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Beijo na boca pode funcionar como vacina para evitar doenças!! Diário de Biologia adaptado!!

Até hoje, só se falou dos malefícios do beijo, como doenças que podemos desenvolver beijando na boca. Mas, o médico Silvio Boraks, especialista em estomatologia, área que foca nos problemas bucais, afirma que em alguns casos o beijo funciona como uma vacina e seus benefícios devem ser explorados.
Cada gota de saliva possui mais de dois bilhões de bactérias diferentes que durante um beijo passem de uma boca para outra, o que provoca o desenvolvimento de diversos anticorpos. “A boca é a porta de entrada do organismo e, por isso, tem um sistema de proteção eficiente, no qual a saliva atua com predominância, através da mucina – que dá viscosidade e protege a mucosa bucal; da ptialina – que inicia o processo de digestão; e das imunoglobulinas – elementos de defesa do organismo“, explica Dr. Silvio Boraks.
Além disso, segundo o dentista e patologista Pantelis Varvakis Rados, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia, “A boca é uma espécie de ecossistema e um ecossistema fechado. Todas as áreas já têm suas bactérias próprias e é muito difícil que um microorganismo de fora assuma o lugar de um local”.
Boraks garante que contrário do que muita gente acredita, beijar não transmite doenças como herpes ou sapinho. “O herpes é transmitido por um vírus que, em geral, se adquire ainda nos primeiros anos de vida. Cerca de 85% a 90% da população mundial o possui de forma latente.  E o sapinho é um fungo natural do ser humano, presente na flora bucal de todos. Ambos só eclodem quando há uma baixa na imunidade, e não pelo contato físico”, afirma.
Attachment-1-8
Denise Knowles, uma terapeuta e sexóloga britânica, afirma que beijar pode ser uma das maneiras para combater a depressão. Embora nos casos de depressão clínica, o acompanhamento médico e a medicação não possam ser dispensados e o beijo pode ser uma maneira fácil e rápida de obter um pouco de bem-estar a curto prazo. Isso porque beijar, como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfinas no cérebro, substância ligada às sensações de prazer.
Segundo os especialistas, o beijo pode evitar a gripe, sarampo, hepatite Acaxumba e mononucleose infecciosa. Eu ainda acrescentaria o citomegalovírus que deixa sequelas nos lábios de filhos de pais que beijaram pouco antes do planejamento familiar,portanto,beijem muito mais não vão sair aí beijando qualquer boca,claro no mínimo beijem uma boca bem cuidada,sem mau hálito e beijem com paixão ( Trecho adaptado,Prof. Alan Calvet ).

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?