quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Vamos estudar GENÉTICA: Você sabe o que é INTERAÇÃO GÊNICA?

Em um de seus experimentos com ervilhas, ele considerou tanto a cor da semente (amarela ou verde), expressada pelo par de alelos Vv, quanto a textura dela (lisa ou rugosa), cujo par de alelos será Rr. Os traços dominantes são a cor amarela e a textura lisa, e, ao cruzar duas plantas homozigotas para essas características (uma amarela lisa VVRR e uma verde rugosa vvrr), verificou-se que todos os descendentes da geração F1 eram sementes amarelas lisas heterozigotas (VvRr). Na autofecundação da geração F1 (VvRr x VvRr), obteve-se, como F2, quatro tipos de semente: amarelas e lisas, amarelas e rugosas, verdes e lisas e verdes e rugosas.
segunda lei de mendel
Nesta imagem, observa-se os cruzamentos realizados por Mendel e as características observadas.
Na proporção fenotípica, pode-se observar 9 sementes amarelas lisas, 3 sementes amarelas rugosas, 3 sementes verdes lisas e uma semente verde rugosa. Isso configura a proporção fenotípica padrão da Segunda Lei de Mendel, 9:3:3:1, no cruzamento entre heterozigotos.
A conclusão de Mendel com esses experimentos é que os fatores se segregam de maneira independente para características diferentes, ou seja, são posteriormente combinados ao acaso. A Segunda Lei de Mendel também pode ser conhecida como Lei da Segregação Independente.

Interação Gênica

segunda lei de mendel
As cristas das galinhas são um excelente exemplo de interação gênica.
Segundo os princípios da Primeira Lei de Mendel, um par de genes indica uma característica por vez, mas não é sempre assim que ocorre. Existem características determinadas por mais de um par de genes, caracterizando assim a interação gênica.
Ela pode ser subdividida em três tipos: Genes complementares, epistasia e herança quantitativa.
Genes complementares também podem ser conhecidos como herança qualitativa. Trata-se de vários genes não-alelos atuando de forma complementar na expressão de uma única característica qualitativa. O exemplo mais clássico disso é a crista das galinhas.
segunda lei de mendel
Crista possíveis de galinhas.
Na imagem, pode-se observar que são quatro tipos de crista de galinha. Elas são determinadas por dois pares, E e R. Os genótipos de cada crista são:
  • E_R_ = Crista em formato noz
  • E_rr = Crista em formato ervilha
  • eeR_ = Crista em formato rosa
  • eerr = Crista em formato simples
Ao realizar o cruzamento entre duas galinhas heterozigotas, EeRr x EeRr, ambas de crista noz, a proporção fenotípica obedecerá a Segunda Lei de Mendel, representando 9:3:3:1!
Quando um gene inibe um outro que não se trata de seu alelo, é uma epistasia. A epistasia pode ser dominante (quando o gene dominante é o inibidor, por exemplo, Aa inibindo BB) ou recessiva (quando o par recessivo é o inibidor, por exemplo, aa inibindo BB). Um exemplo de epistasia é o albinismo, cujo par recessivo inibe a expressão da cor.
segunda lei de mendel
Exemplo de albina.
Herança quantitativa ocorre quando vários genes não-alelos atuam de forma aditiva na expressão de uma característica quantitativa. Na herança quantitativa, não há mudanças fenotípicas muito claras.
segunda lei de mendel
A proporção fenotípica neste caso obedece a uma curva de Gauss, ou seja, a maior parte dos indivíduos encontra-se no meio, com raros exemplares dos extremos da curva.
De forma simplificada, pode-se dizer que a cor da pele humana é definida pelos genes S e T. Quanto mais aditivos, ou seja, S e T ao invés de s e t, mais escura será a pele.
segunda lei de mendel
Os genótipos de cada cor então seriam:
  • SSTT = Negro (quatro aditivos)
  • SSTt/SsTT = Mulato escuro (três aditivos)
  • SsTt/ssTT/SStt = Mulato médio (dois aditivos)
  • Sstt / ssTt = Mulato claro (um aditivo)
  • sstt = Branco (nenhum aditivo).

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?