quarta-feira, 27 de abril de 2016

SÉRIE: ANIMAIS FEIOS!!

Toupeira-nariz-de-estrela

A toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) está na lista dos mamíferos mais esquisitos do mundo, é pertencente à família Talpidae.

Este animal pode ser encontrado em vários habitats de solo úmido, preferindo áreas de má drenagem, incluindo pântanos, turfeiras, florestas de coníferas e folhosas, prados úmidos e clareiras, margens de córregos, lagos e lagoas; vivendo nos túneis subterrâneos da América do Norte perto de rios e lagos.

Este animal pode medir cerca de 15 a 20 centímetros de comprimento, possui uma cauda longa e pelos à prova d'água, possui hábitos noturnos e diurnos, não hibernam durante o inverno, ou seja, são ativas durante o ano todo.

Apresenta como principal característica um nariz repleto de tentáculos e que servem como órgão sensorial de tato, ajudando o animal a se locomover pelos túneis, por serem cegos, o nariz também serve para procurar alimentos como por exemplo pequenos invertebrados.


Este animal é um ótimo escavador e com isso se torna muito importante para o ecossistema pois cavando túneis, eles fazem um sistema de aeração para as raízes das plantas.



Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?