sábado, 16 de abril de 2016

Você sabe o que exatamente é aquele chocalho da cascavel?





A cobra cascavel é um réptil muito comum no Brasil e apesar de ser venenosa, não podemos negar que é um animal fantástico, principalmente por apresentar aquele chocalho interessantíssimo na ponta da cauda.Mas vocês já pararam para pensar do que exatamente é feitoo chocalho da cascavel? Ou como ele é formado? E porque faz aquele barulhinho?


Aquele chocalho na verdade é formado por segmentos endurecidos, e quando a cobra se sente ameaçada, ela balança a cauda, resultando naquele barulhinho característico que geralmente, afasta rapidamente o perigo. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima chance de evitar o confronto, não é?


A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. E é através desta informação que os especialistas ficam sabendo quantas mudas de pele aquela cobra teve.


O veneno da cascavel é muito forte. Algumas espécies de cascavel possuem em seus venenos propriedades proteolíticas (necrosante), outras (como as que ocorrem aqui no Brasil) possuem veneno neurotóxico (que atua no sistema nervoso), fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoçãoe respiração, o que pode levar a morte. As Cascavéis são perigosas, mas só são agressivas se forem molestadas.

Cauda-cascavel
As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?