quinta-feira, 12 de maio de 2016

(sexo) Fatos curiosos sobre o vírus HPV !!!






1. O HPV é um vírus que ataca as células da pele e da mucosa, que pode formar tumores pequenos ou ver rugas na pele ou nos genitais, que geralmente são pequenas e não trazem problemas à saúde. Porém, se a área infectada for a mucosa do colo do útero, da vagina, do pênis ou do ânus, o vírus pode induzir a formação de tumores malignos, gerando doenças mais sérias, como, por exemplo, o câncer de colo do útero e o câncer anal.



2. O vírus é contraído através do contato de pele com pele, quando há pequenas lesões, cortes ou arranhões, que permitem que ele entre no organismo.

3. O uso da camisinha é importante para a prevenção do HPV. E mesmo assim a proteção não é 100% garantida, pois a transmissão se dá pelo contato direto da pele com a mucosa infectada, ou seja, pode haver a transmissão sem a penetração.

4. A vacina é importantíssima, pois é a principal forma de prevenção da doença. Ela deve ser tomada por meninas de 9 a 13 anos e é dada em três doses. Essa é a idade escolhida porque, segundo estudos, é nela em que há maior produção de anticorpos contra o vírus. Portanto, se você ainda não tomou, procure uma Unidade de Saúde do SUS, pois é de graça.

Consultoria: Sônia Eustáquia, sexóloga e psicóloga pós-graduada em sexualidade humana. Para mais informações sobre a vacina, acesse: www.portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/hpv



Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?