quinta-feira, 2 de junho de 2016

Algumas relações ecológicas que talvez não conheça...





O mimetismo ocorre quando um organismo qualquer, denominado mímico, possui características físicas que o tornam parecido à outra espécie (o modelo), trazendo com esta semelhança, alguma vantagem para uma ou ambas as espécies. Destacam-se dois tipos de mimetismo:

O mimetismo batesiano, onde os mímicos são seres sem defesas naturais verdadeiras, exceto a semelhança com os modelos venenosos, impalatáveis, os quais pertencem a grupos taxonômicos distintos.
Borboletas da subfamília Morphinae e mariposas da subfamília Hemileucinae são bons exemplos de mimetismo batesiano, ambas estampam em suas asas desenhos que parecem imensos olhos (ocelos) de animais maiores, como os da coruja. Veja os exemplos abaixo.





Borboleta Bleponemis batea batea


Borboleta Caligo eurilochus brasiliensis



E o mimetismo mülleriano, onde mímicos e modelos são impalatáveis ou venenosos, o que, estatisticamente, lhes confere vantagem na luta pela sobrevivência. Basicamente, isto reduz o número de indivíduos de cada espécie que, aleatoriamente, serão caçados e, consequentemente, mortos ou avariados, até que o predador aprenda que são animais a serem evitados. Veja os exemplos abaixo.



Borboleta Archonias brassolis tereas



Borboleta Parides anchises nephalion

Camuflagem
Na camuflagem os seres confundem-se, no aspecto ou na cor, com o ambiente em que vivem, o que dificulta sua visualização pelo predador ou pela presa. Impedindo, assim, que o predador o encontre. Além de ser uma ótima defesa, a camuflagem também ajuda o indivíduo a se aproximar de sua presa o suficiente para dar o ataque sem que este seja descoberto. Os exemplos no reino animal são muitos: o urso-polar, o leão, o bicho-pau, o bicho-folha e etc. Veja outros exemplos abaixo.



Mariposa da família Geometridae




Borboleta Marpesia petreus



Camuflagem (Espécie não identificada de anuro)


O aposematismo é uma característica adaptativa utilizada por alguns animais e vegetais como sinal natural de advertência aos predadores, revelando através de cores vivas e fortes do corpo, em especial vermelho, azul, preto, laranja e amarelo, o seu potencial de toxicidade ou impalatabilidade. Veja os exemplos abaixo.



Borboleta Euptoieta hegesia meridiana




Borboleta Anartia amathea





Fonte do conteúdo: Saiba o que é mimetismo, camuflagem e aposematismo | Mundo Biologia http://www.mundobiologia.com/2013/10/saiba-o-que-e-mimetismo-camuflagem-e-aposematismo.html#ixzz4AQkDgEZD

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?