sábado, 18 de junho de 2016

JOANINHAS !!! O QUE VOCÊ QUER SABER ?






Quando as larvas da joaninha saem do ovo, encontram uma refeição pronta.
As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura.
Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae.
Os cocinelídeos possuem corpo arredondado, cabeça pequena, patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça dura geralmente de cores vivas.
Podem medir de 1 até 10 milímetros, e viver até 180 dias.
Embora seu colorido se destaque no verde das folhas, não são muito apreciadas pelos pássaros, pois exalam um cheiro ruim.
As joaninhas (no Brasil) são conhecidas como ladybug (senhora-besouro) em inglês, Marienkäfer (besouro de Maria) em alemão, e Mariquita em espanhol.
As joaninhas são predadoras de pulgões, alimentando-se tanto da forma adulta quanto da larva.
Uma única joaninha pode comer mais de 200 pulgões por dia.
Por esse motivo, as joaninhas são freqüentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola.
Alguns agricultores chegam a comprar centenas de joaninhas para por na plantação para que, ao se alimentarem dos pulgões, livrem as plantas desse parasita.
Mas isso, na verdade, acaba causando outro desequilíbrio ecológico - excesso de joaninhas em uma área.
As vezes as joaninhas tem que disputar os pulgões com as formigas, pois algumas espécies de formigas criam pulgões (como se fossem mini-vaquinhas) para ordenhá-los, e as formigas protegem os pulgões das joaninhas (do mesmo modo que um pastor proteje suas ovelhas de um lobo).
Como todos os coleópteros, as joaninhas passam por uma metamorfose completa durante seu desenvolvimento.
Seus ovos eclodem em 1 semana e o estágio larval é de 3 semanas, nesta fase a joaninha já come pulgões.
As larvas tem corpo achatado e longo, com espinhos e faixas coloridas. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto.
Há cerca de 4500 espécies de joaninhas, diferentes entre si nos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são um dos maiores predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas.
Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, a gente aprende des de cedo a gostar das joaninhas (além de serem bonitinhas).
As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, e procura por parceiros reprodutivos.
Para manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.
As joaninhas se alimentam de pequenos insetos (principalmente pulgões), ácaros, pólen e néctar.
Apenas duas espécies se alimentam de tecidos vegetais.
Mas elas também servem de comida para insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.
Para se proteger, uma forma é a sua cor - insetos coloridos geralmente são venenosos e tem gosto ruim.




Outra forma de defesa é fingir-se de morta e assim "perder a graça" para seu predador.
A fecundação é sexuada e interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano.
Em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 10 a mais de 1.000 ovos.
Antes da postura, a joaninha procura um local adequado, geralmente folhas ou caules de plantas, e próximos aos locais onde vivem os pulgões.
Do nascimento até atingir a forma adulta, as joaninhas sofrem metamorfose completa, ou seja, passam pelos estágios de larva e pupa. Por isso, seu desenvolvimento é classificado como holometábolo.
Embora só seja capazes de vôos curtos, as joaninhas que vivem em lugares frios chegam a migrar quilômetros para ibernarem em grupos de centenas de joaninhas.
Nem todas as joaninhas são vermelhas.
Existem outras cores de joaninhas.
joaninha infectada por vespa parasita
Vespa parasita Joaninha
Algumas espécies de vespas-parasitas colocam seus ovos dentro das joaninhas. A vespa se desenvolve por uns 20 dias dentro da joaninha e quando sai controi um casulo sob as pernas da joaninha, que parcialmente paralisada, não pode sair dali, apenas podendo mover-se o suficiente para espantar os predadores (com pequenos espasmos).
Enquanto está paralisada a joaninha tem que ser alimentada pela vespa que colocou nela o ovo, pois a joaninha morta, não serviria como guarda-costas do casulo.
Por incrível que pareça, algumas joaninhas sobrevivem à infestação da vespa parasita.
joaninha de asas abertas
Como todo besouro, a joaninha também conserva suas asas cobertas por élitros (asa dura, ou casca).
Embora seja um tipo de proteção, também atrapalha no vôo, criando resistência ao ar.
Comentários animaBIO @animabio e Diário de Biologia @diariodebiologia .

Fonte de pesquisa: ninha.bio.br

Postado por Alan Calvet @alancalvet...





2 comentários:

  1. Ola Alan! Gostei muito do seu artigo sobre as joaninhas. Vi que você mencionou que elas são de regiões mais frias. Eu moro em Brasília (cidade de baixa umidade já que metade do ano não chove). Apesar de a cidade ser bastante arborizada, é difícil, mas não impossível, encontra-las por aqui. Eu sou uma apaixonada pela natureza e tenho muitas plantas em casa. algumas começaram a apresentar cochonilha, mas nao quero jogar inseticida, portanto pego um palito de dente e cato uma a uma. O trabalho é muito dificil, como você deve imaginar. Você acha que as joaninhas se adaptariam a este local? Se sim, há como obter larvas de joaninha? Eu vi que na França eles estão vendendo as larvas para ajudar no controle de pragas.

    ResponderExcluir
  2. Ola Alan! Gostei muito do seu artigo sobre as joaninhas. Vi que você mencionou que elas são de regiões mais frias. Eu moro em Brasília (cidade de baixa umidade já que metade do ano não chove). Apesar de a cidade ser bastante arborizada, é difícil, mas não impossível, encontra-las por aqui. Eu sou uma apaixonada pela natureza e tenho muitas plantas em casa. algumas começaram a apresentar cochonilha, mas nao quero jogar inseticida, portanto pego um palito de dente e cato uma a uma. O trabalho é muito dificil, como você deve imaginar. Você acha que as joaninhas se adaptariam a este local? Se sim, há como obter larvas de joaninha? Eu vi que na França eles estão vendendo as larvas para ajudar no controle de pragas.

    ResponderExcluir