quarta-feira, 8 de junho de 2016

Mutualismo NÃO obrigatório - Questões



Protocooperação ou Mutualismo não-obrigatório



Cite exemplos de Mutualismo não-obrigatório ou protocooperação. # Pássaro-palito e crocodilo; Caranguejo paguro e actínias.

Descreva a protocooperação existente entre:
a) Pássaro-palito e crocodilo. # O pássaro-palito se introduz na boca do crocodilo africano, de onde retira sanguessugas que normalmente aí se encontram parasitando o réptil. Assim, o crocodilo é beneficiado, ao livrar-se dos parasitas, que constituem também uma opção alimentar para o pássaro. Mas ambos os seres podem viver separados, sem que isso lhes provoque sérios desequilíbrios metabólicos.
b) Caranguejo paguro e actínias. # O caranguejo paguro ou bernardo-eremita é um crustáceo encontrado com relativa facilidade em nossas praias. Caracteriza-se pela presença de um abdome longo e mole, desprovido de carapaça protetora. Assim, esse caranguejo aloja-se no interior de conchas vazias de moluscos diversos e "enfeita-se" com algumas actínias ou anêmonas-do-mar (celenterados), animais portadores de tentáculos com substâncias urticantes. Dessa maneira, as actínias beneficiam o paguro, impedindo o acesso de inimigos naturais. O paguro, locomovendo-se, beneficia a actínia, uma vez que lhe amplia o território de obtenção de alimento.

A associação ecológica verificada entre o pássaro-palito e o crocodilo africano é um exemplo de mutualismo, quando se considera
que o pássaro retira parasitas da boca do réptil. Mas pode ser também descrita como exemplo de comensalismo. Explique. # Nesse caso, o pássaro atua retirando apenas restos alimentares que ficam situados entre os dentes do crocodilo. Daí o nome popular do animal: pássaro-palito.
UEL - Uma situação que comumente se verifica nas pastagens brasileiras é a de pássaros pousando sobre bois e vacas para se alimentar de seus carrapatos. As relações entre os três animais envolvidos são:
a) parasitismo e predatismo, apenas.
b) parasitismo e protocooperação, apenas.
c) predatismo e protocooperação, apenas.
d) parasitismo, predatismo e competição.
e) parasitismo, predatismo e protocooperação.
UFMG - Observe os gráficos referentes às curvas de crescimento populacional de duas espécies. O gráfico I representa o crescimento populacional dessas espécies criadas isoladamente. O gráfico II representa o crescimento populacional dessas espécies reunidas numa mesma cultura.

Com base na comparação dos dois gráficos, pode-se afirmar que a provável relação ecológica entre as duas espécies seria melhor definida como
a) inquilinismo.
b) competição.
c) protocooperação.
d) comensalismo.
UDESC - Animais de espécies diferentes podem desenvolver relações ecológicas de vários níveis. Os búfalos, por exemplo, mantêm relações ecológicas com pássaros, como os anus, que pousam em seus dorsos e se alimentam dos carrapatos aí instalados.
a) Que tipo de relação ecológica existe entre os búfalos e os anus? # Protocooperação. Os búfalos são beneficiados pelos anus, essas aves retiram os carrapatos parasitas de seus dorsos. Já os anus são também beneficiados pelos búfalos, pois encontram nesses animais parte do alimento de que necessitam para viver(carrapatos) e realizam suas buscas sem serem importunados.
b) Qual a relação ecológica existente entre os carrapatos e os búfalos? # Parasitismo. Os carrapatos atuam como parasitas dos búfalos, sugando-lhes sangue.
c) Existe uma relação ecológica entre os anus e os carrapatos? # Predatismo. Os anus atuam como predadores de carrapatos, devorando-os.

Gabarito questões objetivas: E e C.







Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?