sábado, 16 de julho de 2016

Como funciona uma unidade de vigilância em zoonoses !!!




Centro de Zoonoses ou unidade de vigilância em zoonoses é a opção adotada pelo governo para garantir o bem-estar de animais e da população. Agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias. Tais unidades de saúde já podem ser encontradas hoje em todos os estados do País. Embora nem todo mundo saiba exatamente como funciona ou qual é o trabalho realizado pelo centro de zoonoses, muitos se sentem mais familiarizados com o tema quando se fala em “carrocinhas”.

Conhecida como a vilã em muitos filmes e desenhos animados onde o protagonista é um animal, as carrocinhas são uma das armas mais eficazes no controle de zoonoses, já que, retirando os bichos acometidos por doenças transmissíveis das ruas, a possibilidade de propagação de problemas pode diminuir consideravelmente.
Mas nem só de carrocinhas vive um centro de controle de zoonoses, e as unidades presentes no País contam com treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos (como morcegos, pombos,ratos, abelhas e mosquitos, entre outros transmissores de zoonoses) seja feito. Tendo como objetivo principal o de impedir a propagação de zoonoses – doenças que incluem nomes como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose, leishmaniose e até a dengue – os centros de controle contam, também, com animais para adoção, como cães e gatos.

Os animaizinhos disponíveis nestes locais contam com a vantagem de já estarem devidamente protegidos contra as doenças mais frequentes entre as zoonoses, e podem ser adotados com todas as vacinas necessárias administradas, castrados, vermifugados e com tratamento contra pulgas e carrapatos, além de contarem com identificação por meio de microship, em alguns locais.


Como Atua um centro de controle de zoonoses:

Agindo de maneira a extinguir do País algumas das principais e mais perigosas zoonoses – como raiva e leishmaniose – estes centros de controle também são responsáveis pela vacinação de animais e a educação populacional; direcionada para que a população em geral tenha informações suficientes para saber como se prevenir e evitar a propagação de doenças em animais e pessoas.

Confira, a seguir, algumas das principais responsabilidades dos Centro de Controle de Zoonoses:
Inspeções zoosanitárias: programadas com base nas solicitações da população e de diferentes órgãos públicos, as vistorias zoosanitárias tem o objetivo de averiguar os problemas trazidos pela população animal presente em determinado município. Visando impedir que o contato entre animais e humanos possa gerar riscos e doenças, tais inspeções também verificam denúncias de maus-tratos a animais, alojamento impróprio de pets e falta de higiene, entre outros. Solicitações referentes ao incômodo de vizinhanças pelo barulho excessivo de animais e em relação à infestação de animais sinantrópicos também são atendidas pelos Centros de Controle de Zoonoses, que tem o poder de intimar, notificar e até multar responsáveis de acordo com o caso.
Controle de animais sinantrópicos e peçonhentos: tida como uma das responsabilidades mais importantes dos centros, o controle de animais sinantrópicos e peçonhentos age para impedir a propagação das muitas zoonoses que podem ser transmitidas por este grupo de animais – onde se encaixam ratos, baratas, pombos, moscas, mosquitos, cobras, morcegos, pulgas, aranhas e escorpiões, entre outros.
Vacinação antirrábica: direcionadas para cães e gatos, a vacinação impede que a raiva seja contraída pelos animais, ajudando a controlar esta perigosa doença que, felizmente, já é quase erradicada no País.
Castração: também voltado para a população de cães e gatos dos municípios específicos, o projeto de castração impede a geração de uma superpopulação de animais – evitando problemas que ocorrem em função do grande número de animais, como o abandono deles e a propagação de doenças das mais variadas.
Recolhimento de animais: é aqui onde a atuação das famosas “carrocinhas” ocorrem, recolhendo animais abandonados das ruas, evitando acidentes (provocados, na maior parte das vezes, por animais que permanecem em pistas de estradas) e a propagação de doenças. Determinados municípios recolhem tipos e portes específicos de animais; no entanto, neste grupo pode haver desde cachorros até cavalos e bois.
Controle de dengue: neste tipo de projeto, são identificados os locais com uma propensão maior para o surgimento do mosquito transmissor (que são visitados quinzenalmente para avaliação) e são feitas visitas a casas de moradores, com o objetivo de averiguar a presença de condições para o desenvolvimento do problema e eliminar possíveis criadouros. Além disso, esse tipo de ação também atua na propagação de informações sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, fornecendo dados sobre que tipo de conduta seguir para evitar a proliferação da dengue.
Verificação de reclamações: o Centro de Controle de Zoonoses é responsável por verificar todo tipo de reclamação que tenha relação direta com animais, buscando alternativas para solucionar problemas no município.
Acompanhamento de acidentes por maus-tratos: é dever do centro acompanhar o desenrolar de todo tipo de acidente ou denúncia de maus-tratos aos animais.
Monitoramento de Zoonoses: o monitoramento das doenças consideradas zoonoses é feito constantemente para que o controle de tais problemas seja possível e executado com eficiência.
Educação: a atuação dos centros de zoonose busca informar a população sobre as principais doenças, métodos de prevenção e tratamento – além de, em muitos casos, contar com cursos e treinamentos especiais para quem deseja saber mais, ou mesmo, atuar nesse segmento preventivo da saúde.



O que são as zoonoses?



Conforme explicado anteriormente, as zoonoses são todas as doenças que podem ser transmitidas aos animais vertebrados e aos homens, podendo contar com agentes de diversas origens e, inclusive, serem transmitidas por meio contato direto entre homem e animal. Conheça, a seguir, algumas das zoonoses mais conhecidas e temidas:
Raiva Transmitida pela mordedura de um animal raivoso, a doença, quando não tratada, pode levar a pessoa ao coma e até ao óbito. A transmissão da doença por cães já é praticamente erradicada nas regiões Sul e Sudeste, e há a previsão de sua eliminação completa ainda nesta década.


Leishmaniose O mosquito chamado de Lutzomia Longipalpis é o seu principal agente, e se reproduz com facilidade em locais com acúmulo de sujeira, lixo e matas. Nos humanos, a doença causa uma série de sintomas de mal-estar, podendo gerar lesões em diferentes regiões do corpo, de acordo com o seu tipo específico.


Leptospirose Animais roedores e carnívoros são os principais agentes da doença, transmitida pelo contato direto com a urina do animal infectado ou água que contaminada. Pode causa uma infecção aguda, complicações renais e até meningite.


Com todos esses fatos em mente, lembre-se: quais comportamentos estranhos que forem observados em seu animal e que puderem estar indicando algo errado com a saúde dele, não hesite em consultar um médico veterinário.





Link deste artigo: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/centro-zoonoses/


Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/centro-zoonoses/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?