sábado, 30 de julho de 2016

Entomologia e suas atribuições







• Atribuições do Laboratório de Entomologia

  • Taxonomia e Bioecologia de artrópodes de interesse em saúde pública

Tem como objetivo aprimorar conhecimento sobre identificação das espécies com uma abordagem integrativa usando caracteres da morfologia, morfometria e técnicas moleculares; distribuição espacial das espécies, biodiversidade, ecologia de populações, infecção por patógenos, e estudos da capacidade e competência vetorial.

  •  Principais grupos de interesse entre vetores: insetos – Culicidae (malária, arboviroses, filarioses), Phlebotominae (leishmanioses tegumentar e visceral) e Triatominae (doença de Chagas), e carrapatos (febre maculosa, Lyme-simile e erlichiose).

° Pesquisa básica em ecologia e biologia de mosquitos para subsidiar os programas de controle de doenças transmitidas por vetores na Ilha de São Luís; 

° Formação de técnicos em atividades de identificação e outras práticas laboratoriais e de campo, com estágios destinados principalmente às instituições de pesquisa estaduais e secretarias municipais;
° Identificação de culicídeos de interesse médico, atendendo a população em geral, à própria instituição e outras instituições públicas ou privadas, de acordo com o procedimento de envio;
° monitoramento de mosquitos vetores, em colaboração com empresas públicas executoras de atividades impactantes no ambiente, para verificar mudanças na estrutura e na distribuição das populações de mosquitos vetores (relatórios de monitoramento).



• Linha de pesquisa

Biologia, ecologia e capacidade vetorial de mosquitos das tribos Anophelini, Aedini e Culicini de áreas modificadas e silvestres.

° Tópicos atuais de pesquisa

- Caracterizar a atividade sazonal de espécies de importância médica em determinados habitats.
- Descrever o padrão sazonal de atividade hematofágica, os fatores físico-climáticos envolvidos, a fisionomia paisagística, distribuição de criadouros.
- Conhecer períodos de maior abundância e de potencial contato homem-vetor.

Aspectos ecológicos de mosquitos (Diptera: Culicidae) presentes em reservas de mata e na área urbana do município da grande São Luís.


  •    Infra-estrutura e Equipamentos


As atividades de coleta de mosquitos em campo e sua identificação em laboratório representam a base do desenvolvimento das linhas de pesquisa do Laboratório de Entomologia , bem como do atendimento às demais atribuições.

Em relação ao material utilizado em campo o laboratório detém uma série de tipos de armadilhas, cada qual adequada à captura de diferentes grupos taxonômicos ou à captura de exemplares de acordo com diferentes aspectos da biologia e ecologia, sendo: armadilhas de Shannon, armadilhas luminosas do tipo CDC, aspiradores de sucção (Capturador de Castro) ou elétricos de diferentes dimensões (aspirador de Nasci e Tubular-15 cm) e puças.





Foto: CDC (Center for Disease Control)- armadilha automática com luz e CO 2 para coleta de mosquitos de hábito noturno.


Foto: CDC (Center for Disease Control)- armadilha automática com luz e CO 2 para coleta de 
mosquitos de hábito noturno.

Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?