quinta-feira, 14 de julho de 2016

Por que os cachorros lambem?



Consultor biólogo Alan Calvet CRbio: 107.266





Quando seu cãozinho te da aquela super lambida, você é daqueles que acha fofo e fica brincando com ele ou é daqueles que acha nojento e evita esses lambeijos? Independente de qual seja sua preferência, se você divide sua vida com um peludo, provavelmente já se acostumou com essas lambidas. Mas afinal, por que os cachorros lambem tanto? E por que alguns cães tem o hábito de lamber mais que outros?
As duas principais motivações para nossos pequenos terem esse hábito são: Questões Comportamental e Médicas.
Na maior parte das vezes o ato de lamber é um comportamento completamente normal, e você não precisa se preocupar.
Mas alguns casos este pode ser um sinal de algo não está certo com a saúde mental ou física do seu cão. Como saber se você deve ou não procurar ajuda de um profissional veterinário? Nós listamos alguns pontos abaixo para que você consiga analisar melhor a situação do seu amiguinho.
Por que os cachorros lambem humanos?



Causas comportamentais relacionadas a lambidas estão diretamente relacionadas ao fato de que cães são animais de matilha. Ou seja, eles são acostumados, por natureza, a interagir entre eles. Alguns dos motivos dessas lambidas entre cães de uma matilha são:
Comunicação: Principalmente em casos de relação entre mães e filhotes;
Submissão: Quando um cão lambe outro;
Adoração: Quando um cão lambe ou se “esfrega” no rosto ou orelha de outro cão

Estes são alguns motivos pelos quais cães tem o hábito de lamber uns aos outros em sua matilha. Este comportamento se mantém até hoje e alguns peludos o transferem para seus donos, tratando-os como se fossem membros de sua matilha ou seus “pais”.

Claro que esses não são os únicos motivos para você receber uma bela lambida do seu peludo, existem várias outras motivações, como por exemplo o suor que transpiramos e outros motivos.
Por que os cachorros lambem eles mesmos?



A maior causa dos cães se lamberem estão relacionadas a lesões na pele, como machucados ou feridas. Além deste, que é o principal motivo, listamos também algumas outras possíveis razões pelas quais seu animalzinho se lambe.
Feridas: Cães lambem feridas por instinto. Mas, dependendo da ferida, isso pode acarretar uma possível doença secundária, trazendo uma infecção. Caso a ferida do seu peludo seja muito profunda ou esteja com bastante secreção, é válido considerar colocar um colar elizabetano (abajur) para evitar que ele fique o tempo todo se lambendo e aumentando a probabilidade de contrair uma segunda doença.


Pulgas: Não menospreze essas pequeninas! Um cão exposto as pulgas, além de causar coceira excessiva, desenvolve o hábito de lamber as feridas causadas por essas coceiras. Se seu cachorro costuma lamber a origem de sua cauda (onde a cauda se liga ao corpo), é bem provável que ele seja alérgico a pulgas. Faça um favor a você mesmo e ao seu pet e fique sempre atento às pulgas.


Estresse: Outra razão muito comum para os cães se lamberem é o estresse ou tédio do dia a dia. Principalmente quando o cachorro tem o hábito de lamber as próprias patas. Este é um sinal claro de que seu pet está estressado ou entediado e precisa ser estimulado física e mentalmente.


Dermatites: Um cão pode ter uma inflamação de pele por diversos motivos, como questões relacionadas ao seu quadro hormonal, alergia a certos alimentos, irritações não alérgicas, entre outros. Uma boa maneira para você examinar rapidamente seu pet é ver se sua pele parece estar irritada/vermelha ou se ele tem alguma falha na sua pelagem.



Se a situação do seu pet não é médica ou comportamental, qual a razão para ele ficar se lambendo? Cães, em geral, são animais limpos e vão, frequentemente, se limpar depois que saem em um ambiente externo.

Lembre-se sempre de que cada pet tem suas caraterísticas específicas e que cada um pode reagir de um jeito diferente a um mesmo estímulo. Se seu peludo for um “lambedor” obsessivo, procure um profissional veterinário para garantir que esteja tudo bem com a saúde do seu amiguinho.

http://blog.petanjo.com/

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?